Como ler um pneu: saiba interpretar as informações técnicas da lateral

Pneus com melhor aderência podem reduzir a distância de frenagem em condições de chuva, contribuindo para a segurança do motorista e dos passageiros. Já o número 15 serve para indicar as polegadas de diâmetro, ou seja, o aro. Ela foi colocada na descrição para identificar que o pneu é radial. Isso quer dizer que sua carcaça possui lonas que estão dispostas de forma perpendicular em direção ao centro do pneu. L – Símbolo de velocidade que corresponde, de acordo com a tabela, à velocidade máxima de 120 km / h que o pneu pode suportar, desde que seja inflado à pressão correta determinada pela carga incidente por pneu. Com diversas opções no mercado, a dica para escolher o tipo certo de pneu é pensar como o carro será usado e por onde ele vai rodar, além de medidas, índices de carga e de velocidade.

Dez Estratégias Essenciais para a evitar o desgaste dos pneus e como realizar a manutenção

O que significa a letra C no pneu?

O seu design e construção têm um papel importante no modo como o pneu o ajuda em curvas. O ápice é usado para reforçar o flanco sendo utilizado no topo do pneu. O formato do ápice e do material têm um papel importante no comportamento do pneu e o seu desempenho.

O radial garante melhor desempenho em curvas e respostas mais rápidas em momentos de frenagem. Além dessa descrição, existem outras medidas em que há a presença da letra “X”, que está expressa em polegadas. Se, por exemplo, o pneu apresentar a inscrição 31X10.5R14, isso significa que ele possui 31 de diâmetro total e 10,5 de largura. Ler as medidas de um pneu é simples, mas muito útil para garantir que você está escolhendo o modelo correto para o seu veículo. Essas informações, encontradas na lateral dos pneus, funcionam como uma espécie de “documento de identidade”, indicando desde a largura e perfil até o tipo de construção e o diâmetro interno. A classificação de velocidade do pneu é crucial para garantir a segurança e o desempenho adequado do veículo.

Como ler a etiqueta do Inmetro no pneu: passo a passo simplificado

Reduzir o ruído externo contribui para um ambiente mais tranquilo e pode ajudar a atender a regulamentações ambientais em algumas regiões. Isso é especialmente importante em áreas urbanas, onde a poluição sonora é uma preocupação crescente. Mais procuradas na Internet, com suas vantagens ou diferenciais, pode ingressar no MercadoLivre e escolher os pneus certos para você. Está presente em todos os continentes do mundo e possui mais de 60 unidades industriais. É famosa não só por seus pneus, mas também por seus guias e mapas turísticos e gastronômicos. A marca tem 100 anos de história, distribuindo seus pneus em 160 países ao redor do mundo, e 24 unidades industriais localizadas em 12 países.

Agora que você já sabe o que é e para que serve a etiqueta do pneu, é hora de entender como fazer a leitura e a interpretação das informações que constam nela. Para auxiliar nessa tarefa, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) estabeleceu a etiqueta que acompanha os pneus. Ela contém informações que são imprescindíveis na hora de decidir qual pneu adquirir. Quanto mais decibéis (dB) um pneu tiver, mais barulhento ele será quando o veículo estiver em movimento e, portanto, não será tão eficiente quanto os modelos mais silenciosos.

Os pneus são junto com o freio, são fatores de segurança, de qualquer veículo.Cuide e observe isso. Nunca vi pneu com índice A do Inmetro seja para consumo ou frenagem.Somente B pra baixo e a vasta maioria é E ou F. Todos os pneus novos fabricados ou importados e comercializados no Brasil devem possuir a etiqueta do Inmetro. Antes de mais nada, como você viu anteriormente, os dados da etiqueta do Inmetro no pneu estão classificados em três campos.

O segundo critério analisado pelo PBE se refere à capacidade de aderência de um pneu na superfície molhada. A etiqueta que vem na lateral dos pneus novos tem como objetivo fornecer aos consumidores informações sobre o desempenho dos pneus. Ela é chamada de Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE).

Aderência sob pista molhada

Os dois primeiros números designam a semana e os dois últimos números, o ano de produção. Neste exemplo, o código de data do pneu indica 4714, o que significa que o pneu foi fabricado na 47ª semana do ano de 2014. Se tem uma moto antiga, poderá ter dificuldade em encontrar as dimensões adequadas para substituir os seus pneus, porque a nomenclatura mudou com o passar do tempo.

Esta parte da etiqueta indica o quão eficiente o pneu é em termos de consumo de combustível. Pneus mais eficientes ajudam o veículo a economizar combustível, o que é bom para o bolso e também para o meio ambiente. Uma delas é Treadwear, um índice que visa classificar a resistência do pneu, através da avaliação de um desgaste natural.

A data de fabricação aparece no final, com quatro números. Observe que esses caracteres às vezes são acompanhados por letras adicionais que indicam o uso recomendado do pneu. Tenha em atenção que as dimensões não são idênticas para estas duas modalidades de todo-o-terreno. A largura dos pneus de motocross é medida na base dos tacos, enquanto a largura dos pneus de Enduro é medida entre os pontos mais distantes, ou seja, na parte superior dos tacos. 5 mil km é muito pouco, ideal é a cada 6 meses ou 10 mil km, pq se for a cada 5 mil fica mais caro do que deixar os pneus acabarem, agora se acontecer uma situação adversa, leve ao mecânico da sua confiança. O H é de uma velocidade máxima superior ao T, o pneu servirá perfeitamente.

A escala de classificação de letras indica o desempenho relativo do pneu em condições molhadas. Pneus classificados como “A” oferecem a melhor aderência, proporcionando maior segurança em estradas molhadas, enquanto pneus classificados como “E” têm uma aderência inferior. Essa informação avalia a capacidade do pneu de aderir à estrada em condições molhadas. Ela indica o desempenho do pneu em condições de estrada molhada, Pneu de todas as marcas sendo um fator importante para a segurança do veículo, especialmente em regiões onde as chuvas são frequentes. As letras podem ser P, LT, ST e T, que são iniciais de palavras em inglês.

Os pneus T e H têm classificações de velocidade diferentes, com o pneu T suportando velocidades de até 190 km/h e o pneu H suportando velocidades de até 210 km/h. Escolher o pneu certo com base na classificação de velocidade pode ajudar a evitar acidentes e melhorar a eficiência do combustível. A escolha entre pneus T e H depende do tipo de veículo que você possui e de como você planeja usá-lo.