A Importância Do Meio Ambiente

A Importância Do Meio Ambiente

maio 5, 2021 0 Por Limpador

Nesse contexto de degradação ambiental, o Direito Ambiental Brasileiro se tornou um grande aliado à causa, uma vez que tem progredido quanto sua legislação na intenção de contenção e recuperação do sistema ambiental, que está cada vez destruído. Importante ressaltar que os resultados positivos do PSA, podem ocorrer devido ao fato de que as pessoas tendem a adotar medidas que lhes causam algum favorecimento pessoal, como no caso do PSA, uma vez que quem presta serviço ao meio ambiente ou o protege é recompensado.

Muito se utilizou produtos químicos nas lavouras, o que gerou contaminação no solo e consequentemente no meio ambiente. Ações inconsequentes que deterioram o meio ambiente e colocam em risco o ambiente.

importância do meio ambiente

A partir do século XX, a sociedade mundial começou a demonstrar sua preocupação com a causa ambiental, incentivando a todos os países a adotarem legislações mais rigorosas para a questão da preservação dos recursos naturais, face ao histórico de desgaste ambiental em que o mundo se encontrava e encontra-se atualmente.

Assim, uma crescente conscientização do valor dos serviços ambientais por aqueles que se beneficiam de seus efeitos ou sofrem as consequências de sua falta, bem como do insucesso das abordagens tradicionais à sua conservação, tem levado a uma busca por novas abordagens e atitudes para a preservação. Uma análise sobre os mecanismos de pagamento por serviços ambientais, revelando sua eficácia e importância para a recuperação ambiental.

Preservação Do Meio Ambiente

As questões ambientais estão cada vez mais presentes no cotidiano da sociedade, contudo, a educação ambiental é essencial em todos os níveis dos processos educativos e em especial nos anos iniciais da escolarização, já que é mais fácil conscientizar as crianças sobre as questões ambientais do que os adultos. A cada dia que passa a questão ambiental tem sido considerada como um fato que precisa ser trabalhado com toda a sociedade, principalmente em escolas, pois crianças bem-informadas vão ser adultos mais preocupados com o meio ambiente, além do que elas vão ser transmissoras dos conhecimentos que obtiveram na escola sobre as questões ambientais em sua casa, vizinho e família.

Para tanto, vários autores apontam a importância de abordar a educação ambiental nas escolas, a fim de transmitir conhecimentos que visem à conscientização e reflexão dos alunos frente às questões ambientais, tão importantes para os dias atuais. A consciência ambiental está diretamente relacionada à sustentabilidade porque ser sustentável significa colocar em prática as ações para preservar os recursos.

Considerações Finais

Neste ano, as queimadas no período de estiagem e os desmatamentos bateram recordes de perdas florestais na comparação com a década passada. Superou, inclusive, os governos de Dilma Rousseff e Michel Temer, nos quais a questão ambiental foi relegada a segundo plano. O Produto Interno Bruto, que teve um crescimento pífio em 2019 — 1,1% —, vai encolher neste ano 4,7%, segundo as previsões mais otimistas.

tratamento favorecido para as empresas de pequeno porte constituídas sob as leis brasileiras e que tenham sua sede e administração no País. O Direito Ambiental como parte do Direito Econômico vai além do mero poder de polícia, haja vista que orienta as forças produtivas em uma determinada direção, no caso concreto, a utilização racional dos recursos ambientais. A intervenção econômica se diferencia do poder de polícia, na medida em que este último se limita à proibição de atividades, condutas ou comportamentos de particulares.

Em resumo, o Direito Ambiental é a norma que, baseada no fato ambiental e no valor ético ambiental, estabelece os mecanismos normativos capazes de disciplinar as atividades humanas em relação ao meio ambiente. consideração do desenvolvimento econômico com respeito ao meio ambiente e com a integração das populações nos benefícios gerados pelo desenvolvimento.

É um processo permanente no qual os indivíduos e a comunidade tomam consciência do seu meio ambiente e adquirem conhecimentos, habilidades, experiências, valores e a determinação que os tornam capazes de agir individualmente ou coletivamente na busca de soluções para os problemas ambientais presentes e futuros. As escolas, portanto, têm papel fundamental de disseminar informações e transmitir conhecimentos relativos ao meio ambiente, ao passo que formarão jovens com pensamento crítico e consciente, que levarão os conhecimentos adquiridos para sua casa e seu bairro, propondo ideias e soluções que auxiliarão no desenvolvimento sustentável e na mitigação dos danos causados ao meio ambiente.

No entanto, é necessário que os professores sejam mediadores dessa proposta educativa, levando ações práticas e do dia a dia que visem à reflexão estação de tratamento de efluentes e conscientização de seus alunos. Para tanto, é necessário que o corpo docente das instituições estejam preparadas para enfrentar este desafio, educando-os de forma lúdica e ratificando valores de proteção e preservação do meio ambiente.

Como abordado, a constituição federal designa como incumbência do Estado e também da sociedade, a proteção e preservação ambiental, desse modo, para além do PSA, a sociedade deve assumir seu papel na questão ambiental, tomando atitudes e ações de economia dos serviços ambientais, além de preservá-lo e trabalhar para sua recuperação. A conservação ambiental é uma condicionante decisiva da sustentabilidade do desenvolvimento e da manutenção a longo prazo. Sem ela não é possível assegurar qualidade de vida para as gerações futuras e equidade social sustentável e contínua, no tempo e no espaço.