Uma das profissões mais desejadas atualmente no país é a de Titular em um cartório extrajudicial. Continue a leitura para registro civil site descobrir quais são as exigências para o cargo e mais detalhes sobre essa carreira tão importante. A melhor forma de começar a trabalhar em um cartório é prestando um concurso público realizado pelo Poder Judiciário. Para outras vagas, como Auxiliar de Cartório e Auxiliar Administrativo, é requisito ter o Ensino Médio completo. Nesse caso, é possível prestar concurso ou ser contratado por um concursado. Especialista em Controladoria e Finanças pela FGV e MBA em Gestão de Negócios pela USP.
No estado de São Paulo, esse profissional também realiza atos notariais de reconhecimento de firma, lavratura de procurações e autenticação de cópias. Geralmente, o trabalho em cartório exige conhecimentos jurídicos. Antes de mais nada, para entendermos como trabalhar em cartório, precisamos entender como funciona esse tipo de empresa.
E isso é feito em várias etapas, sendo que o candidato precisa realizar a prova objetiva, prova escrita e prática, prova oral e prova de títulos. Já que citamos os concursos que podem aceitar candidatos que não são bacharéis em Direito, você já concluiu que passar em um concurso público é obrigatório para ser um Titular de cartório. No segmento B2B, adotar uma abordagem consultiva, centrada na compreensão profunda das necessidades e dos desafios dos consumidores, pode ser um ponto decisivo para a venda. Personalizar scripts para cada lead, evidenciando como os produtos ou serviços resolvem problemas específicos, é uma prática eficaz. Além disso, a participação em eventos, conferências e feiras oferece valiosas oportunidades de networking e fortalecimento de relacionamentos.
Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia
Ele recebe 60% do faturamento do cartório, semelhante a um empresário. Mesmo quem é formado em Direito pode se beneficiar ao fazer alguns cursos extras, já que o Direito Notarial e Registral normalmente não faz parte da grade do bacharelado. Além disso, é fundamental se manter atualizado com as alterações na legislação.
Conheça a profissão Serviços Judiciários e Notariais
Geralmente os cartórios são empresas públicas, mas o serviço prestado é de caráter privado, por delegação do tabelião. Ou seja, dependendo do cargo, você pode precisar prestar um concurso ou ser contratado por um concursado. Aos Oficiais de Registro, por sua vez, compete a prática dos atos relacionados na legislação pertinente aos registros públicos. Os serviços notariais e de registro são exercidos em caráter privado, por delegação do poder público.
No cartório de protestos são divulgadas dívidas de pessoas tanto físicas quanto jurídicas, além de resolver questões sobre dívidas que não foram quitadas no prazo, e muitos outros assuntos. No Brasil há milhares de cartórios espalhados por diversas cidades, que exercem várias funções e esse mercado de trabalho só tem crescido. Mas para trabalhar em um cartório é preciso cumprir com algumas exigências. Veja agora quais exigências são essas e o que mais é preciso fazer para trabalhar nesse ramo.
É por isso que o concurso público é necessário e obrigatório. Contudo, ainda que o trabalho realizado dentro de um cartório seja de caráter público, a prestação do serviço é feita em caráter privado por um particular, por meio de delegação, neste caso, o tabelião. O objetivo do concurso é analisar a capacidade técnica, física, mental e psicológica do profissional, para garantir que ele está apto para realizar a função. Mas quem trabalha em cartório precisa dar ainda mais atenção a essas qualidades, pois quase todos os cargos envolvem atendimento ao público.
Características essenciais para profissionais de cartórios
Luana é jornalista graduada (MTB/RS 18705) e Mestra em Letras pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa. Pesquisamos para você algumas faculdades que oferecem o curso de Serviços Jurídicos e Notariais reconhecido pelo MEC, nas quais você receberá uma formação de qualidade e um diploma válido para exercer a profissão em todo o país após se formar. Serviços Judiciários e Notariais é uma ótima opção de carreira para quem pretende atuar na área jurídica e busca uma formação mais rápida e acessível do que a faculdade de Direito.
Você pode ter tido experiências ruins com colegas em trabalhos antigos, ou mesmo na escola. Agora que você sabe, pode gerir seus próprios sentimentos e reações e, assim, passar a trabalhar melhor com sua equipe. Praticando o autoconhecimento, você poderá entender o que te levou a essa preferência e mudá-la. Agora, se seu objetivo é trabalhar em um cartório extrajudicial, isso pode ser um desafio.
Existem cursos de especialização e programas de treinamento oferecidos por entidades como a Associação dos Notários e Registradores do Brasil (ANOREG) e o Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil (IEPTB). Para participar de um concurso para cartório, é necessário ser brasileiro nato ou naturalizado, estar em dia com as obrigações eleitorais e militares (para homens), ter graduação em Direito e não possuir antecedentes criminais. Para atuar com eficácia e se destacar, um profissional de cartório precisa contar com habilidades específicas que contribuem para o sucesso das atividades extrajudiciais.
Os concursos selecionam aqueles candidatos que demonstram possuir maior conhecimento jurídico, que cumprem os requisitos da profissão e que possuam ética profissional. Ser aprovado em um concurso público para cartório é considerado um dos maiores investimentos de emprego, tendo em vista que, no país, a arrecadação total dos cartórios em 2015 alcançou R$ 12 bilhões. Em primeiro lugar no número de rendimentos está o estado de São Paulo, com mais de R$ 5 bilhões de rendimento. Esse profissional é o responsável pela função pública do cartório, como lavrar escrituras, procurações, atas notariais e testamentos públicos, autenticar cópias e reconhecer firmas. Dependendo do tipo de cartório em que atua, o tabelião também pode protocolar intimação, registro de protestos, averbações e muito mais.
Embora o trabalho em um cartório seja de natureza pública, a prestação do serviço é realizada de forma privada por um particular, no caso, o tabelião. Os mesmos especialistas indicam aos concurseiros que imprimam um compilado de jurisprudência ligada a cartórios das matérias exigidas por edital para estudo. Pois bem, você já sabe os requisitos, as etapas do concurso uma a uma, agora vamos a algumas dicas para o estudo. Os primeiros 6 se posicionam em frente a um arguidor que começa a lhe fazer perguntas, quando soa um alarme ele muda de arguidor, até que tenha passado por todos e a prova se encerra. Trata-se de uma dissertação e questões discursivas, todas elas baseadas nas disciplinas requeridas pelo edital. Diferentemente da prova objetiva, aqui é permitida a consulta.