Empatia no atendimento ao cliente: por que é tão importante?

Empatia no atendimento ao cliente: por que é tão importante?

O motivador ‘sensação de emoção’, por exemplo, implica em oferecer uma jornada prazerosa. Já o motivador ‘proteger o meio ambiente’ requer medidas capazes de garantir que a aquisição do seu produto não será prejudicial à natureza. É necessário entregar soluções eficientes aos consumidores, assim como experiências únicas no atendimento, além de produtos ou serviços de alta qualidade. Como você pôde conferir ao longo deste conteúdo, a inteligência emocional é uma importante ferramenta para prestar um bom atendimento ao cliente. Paralelamente, você também pode contar com a tecnologia para oferecer experiências de atendimento de alto nível para os seus clientes. Neste ponto, o desenvolvimento da inteligência emocional no atendimento ao cliente também tem o bem-estar do agente como objetivo.

Além disso, essa postura traz benefícios não apenas para o agente, mas para o time de modo geral. Com a resiliência, consegue-se identificar oportunidades em momentos desafiadores. Treinamentos, técnicas de comportamento ou mesmo de respiração são alguns exemplos. Ao se conhecer melhor, fica mais fácil se expressar de maneira mais saudável, clara e menos combativa.

“Até o momento, os modelos de neurociência social afirmavam que nós praticamente desenvolvemos as nossas próprias emoções como uma referência para a empatia. Ao mesmo tempo, recebiam algo prazeroso ou desconfortável de tocar, como plumas ou lodo — o estímulo do tato CSAT garantia que os pensamentos dos participantes não enganassem seus sentimentos na hora de tomar uma decisão. No estudo do Instituto Max Planck, os participantes foram agrupados em duplas, e cada pessoa recebia uma imagem agradável ou desagradável para avaliar.

Sabendo disso, desenvolver inteligência emocional nos processos de atendimento ao cliente para ter um controle melhor das emoções e usá-las a favor de todos os envolvidos pode ser um diferencial considerável para profissionais e empresas. Entretanto, além de oferecer um produto ou serviço de qualidade e experiências satisfatórias, também é substancial prestar um atendimento que estimule as emoções do comprador. No entanto, a melhor forma para contornar é saber oferecer um bom atendimento ao cliente. Com a atitude correta é possível amenizar o problema e até garantir sua fidelização. Estudos comprovam que 89% dos clientes brasileiros consideram a experiência que a marca oferece tão importante quanto a qualidade dos produtos e serviços.

Compreendendo as emoções dos clientes no atendimento

O que é decisão de compra?

Uma das funcionalidades do Service é a possibilidade de oferecer suporte conversacional de maneira prática para seus clientes. Fica muito mais fácil para eles  obterem as respostas de que precisam sobre seus produtos ou serviços. Mas em qual ponto isso se alinha à inteligência emocional no atendimento ao cliente? Isso possibilita respostas rápidas e precisas, melhorando a eficiência operacional e liberando tempo para a equipe se concentrar em clientes com necessidades mais complexas.

Pratique a escuta ativa com os clientes

O processo de dados para o banco credenciado é feito via conexão de internet, chip e bluetooth. Estudos apontam que o comércio que aceitar cartão de crédito/débito e outras formas de pagamento aumentam as vendas em até 30% ao mês. O microempreendedor individual pode aderir a máquina de cartão como terminal de recebimento. Para isso, deverá procurar e negociar diretamente com os credenciadores de máquina e os bancos conveniados. Como desvantagens, o comerciário deverá pagar uma taxa por transação ou mensalidade de serviço para a marca e passar por instabilidades de sinal de acordo com a rede de internet. As máquinas de cartão podem variar nas taxas de transação, como exemplo, as compras no débito podem ter taxa de 2% dependendo da bandeira do cartão.

Como lidar com as emoções dos clientes?

Uma comunicação transparente demonstra consideração pelos consumidores, contribuindo para uma experiência humanizada. A comunicação clara garante que as mensagens sejam transmitidas de maneira compreensível e sem ambiguidades. Isso evita mal-entendidos e fortalece a confiança entre a empresa e o cliente, promovendo uma interação mais eficaz e satisfatória. Assim, o cliente não precisa repassar seu histórico toda vez que recebe um atendimento, o que demonstra que a empresa o conhece e sabe do que ele precisa. Isso resulta em ajustes e aperfeiçoamentos que contribuem para proporcionar uma experiência cada vez mais satisfatória e alinhada com as preferências dos clientes, fortalecendo a relação e a fidelização. Além disso, uma boa reputação pode atrair talentos e parcerias estratégicas, já que bons profissionais buscam parcerias em que consigam oferecer o melhor de si.

Sabemos o quão complexo pode ser identificar, capturar e analisar dados emocionais — relacionados aos sentimentos despertados ao longo do ciclo de compra. Na fase de decisão de compra, cabe à organização usar estratégias que fortaleçam seu posicionamento como a melhor opção do mercado. Sentimento do consumidor é o nome dado a um indicador que aponta a percepção dos clientes sobre aspectos econômicos. Em nível nacional, a estatística considera a saúde financeira dos consumidores, a economia do país, perspectivas de crescimento etc.