O desejo sexual realmente desaparece com o envelhecimento? BBC News Brasil

Enquanto os homens têm níveis mais elevados de testosterona a alimentar a sua libido, algumas mulheres podem ter um desejo sexual mais forte do que alguns homens. Os homens experimentam mais frequentemente o desejo espontâneo – o que significa que, de repente, sentem vontade de ter relações sexuais sem qualquer estímulo. O desejo das mulheres é mais reativo e depende tanto de sinais físicos como emocionais. O desejo sexual é um tema fascinante sobre o qual muitas pessoas se interrogam.

Os homens que mantêm um bom autocuidado através da nutrição, do sono, da gestão do stress e do exercício físico podem manter melhor a função sexual. Os homens que mantêm uma boa saúde física e controlam os factores de risco, como a tensão arterial elevada, têm mais hipóteses de manter a sua vitalidade sexual. Outras alterações hormonais, como a diminuição da produção da tiroide e o aumento dos níveis de prolactina e estrogénio que surgem com o envelhecimento, também podem ter um impacto negativo na libido masculina.

Mas, como explicam as especialistas consultadas por Donna, não é bem assim que acontece. Em muitos casos, a disfunção erétil pode não ter mais cura, porém, há tratamentos. O profissional mais indicado para fazer essa avaliação é o andrologista, que é especializado nas questões sexuais masculinas. Outro fator importante que pode levar o homem a ter problemas de potência nessa fase é a necessidade de uso de certos medicamentos para as doenças subjacentes ou outros que causam baixa na libido, como os antidepressivos.

Em que faixa etária se encontra o pico de desejo sexual nos homens?

Por outro lado, uma dieta rica em gorduras saturadas e açúcares pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares e, consequentemente, a disfunção erétil. Sim, os homens podem muitas vezes manter-se sexualmente activos até aos 70 e 80 anos, especialmente se tiverem uma boa saúde física e emocional. Embora o desejo continue a diminuir, muitos homens mais velhos mantêm a capacidade de ter erecções e de se envolver em intimidade.

Para elas, por exemplo, experiências prévias e ligações afetivas com o(a) companheiro(a) atual ou com outros parceiros têm papel importante, lembra a urologista. — Como urologista, e atendendo a ambos os sexos, com frequência esses temas vêm à tona, e percebemos que, na verdade, o desejo sexual varia muito de pessoa para pessoa — pontua a médica Karin Jaeger Anzolch. A curvatura peniana pode causar desconforto, impacto na função sexual e até dificuldades na penetração. Seja um pênis curvo congênito ou causado pela Doença de Peyronie, existem diferentes tratamentos para corrigir o problema. Na disfunção erétil, que é a capacidade de atingir e manter a rigidez para a conclusão da relação sexual, há um problema intimamente relacionado ao fluxo sanguíneo no pênis.

(Geralmente é, mas pergunte ao seu médico se não tiver certeza.) Amamentar, criar filhos e outros trabalhos também podem afetar o tempo, a energia e o interesse que você tem pelo sexo. A sexualidade na terceira idade ainda é envolta em tabus, mas o desejo sexual não desaparece com o envelhecimento. Embora as mudanças hormonais e físicas possam alterar a forma como o desejo é vivenciado, a busca por conexão e prazer continua sendo uma parte importante da vida para muitas pessoas. Durante a adolescência e início da vida adulta, o desejo sexual costuma atingir seu ápice.

A flutuação dos níveis destas hormonas ao longo do ciclo menstrual pode ter um impacto significativo na libido feminina. As hormonas desempenham um papel importante na regulação do desejo sexual, tanto nos homens como nas mulheres. A pressão para que o homem tenha um desejo sexual mais elevado e um desempenho sexual satisfatório em comparação à mulher e até mesmo entre o seu grupo pode influenciar positiva ou negativamente a libido.

Níveis elevados de testosterona geralmente estão associados Sex Shop a um aumento no desejo sexual, enquanto níveis baixos representam baixa libido. Não há uma fase específica da vida que seja considerada a melhor para a atividade sexual masculina. Cada homem pode ter uma experiência diferente, e a qualidade da relação sexual não está diretamente relacionada à idade. A diminuição na potência sexual pode começar a ocorrer a partir dos 40 anos, devido a fatores como o envelhecimento, doenças crônicas e o uso de medicamentos. No entanto, cada homem é único e pode apresentar variações em relação a isso.

Qual idade o homem tem mais desejo sexual?

Os anos 50, 60 e seguintes: As mudanças continuam

Dos nove até os 24 anos, o corpo passa por muitas alterações, em especial na formação dos órgãos genitais. Todo o corpo vai se transformando e esse pode ser um período de frustrações por causa das imposições sociais”, revela Karol. Em outras palavras, com o tempo, as mulheres tendem a se concentrar menos na frequência e mais nos aspectos emocionais e íntimos do sexo – ou até no conhecimento do próprio corpo. Geralmente, muitos homens descobrem que a qualidade da experiência sexual pode ser mais significativa do que a frequência. Homens deprimidos, seja porque se aposentaram, porque não veem a família ou porque perderam entes queridos, por exemplo, podem ter mais dificuldade para conseguir uma ereção.

Fatores que influenciam o desejo sexual em todas as idades

Adaptar as rotinas sexuais, a comunicação, os preliminares e os tratamentos médicos pode ajudar a ultrapassar as alterações relacionadas com a idade. A qualidade das relações íntimas de um homem influencia grandemente o seu interesse pelo sexo. Para os homens casados, a diminuição da proximidade emocional ou o conflito conjugal podem reduzir a atividade sexual ao longo do tempo. Em outras palavras, a resposta para a pergunta seria que não há limite de idade para ter relações sexuais e que isso depende de cada pessoa. E também que tanto em mulheres mais velhas quanto em homens é comum que surjam problemas que dificultam o sexo. Embora os homens tenham níveis de testosterona mais elevados que aumentam a libido, existe uma sobreposição significativa entre os desejos sexuais masculinos e femininos.

Isso frusta muitos adultos na terceira idade que não se sentem mais merecedores de atividade sexual. A realidade é que existem várias formas de se relacionar sexualmente e ter prazer”, aponta Karol. Durante esta fase, a maioria dos homens continua a interessar-se por sexo regular, mas não sente necessariamente a necessidade de ter relações sexuais diariamente ou várias vezes por dia.

Mas conforme você se aproxima da menopausa, os níveis de estrogênio caem, o que pode diminuir um pouco sua libido e levar à secura vaginal. Ondas de calor, ansiedade, ganho de peso e problemas de sono também podem deixá-lo menos disposto. Pergunte ao seu médico sobre medicamentos, hormônios, lubrificação e outros tratamentos.