O Que É Concreto E Quais Os Principais Tipos Utilizados Na Construção?

O Que É Concreto E Quais Os Principais Tipos Utilizados Na Construção?

dezembro 24, 2020 0 Por Limpador

Muito Resistente

Por esse motivo ele é utilizado, principalmente, nas construções de câmaras de radiação Raio-X ou gama, bases, lastros e paredes de reatores atômicos. Esse concreto possui uma enorme fluidez, por isso, o seu slump é elevado, sendo superior a 200 mm e para assegurar uma alta homogeneidade, resistência, durabilidade e facilidade de bombeamento são utilizados aditivos superplastificantes.

O que garante a ausência de segregações durante a concretagem, desse modo, não são necessárias ferramentas como vibradores para realizar o adensamento, diminuindo, significativamente, a mão de obra para realizar essa atividade.

Esse tipo de concreto apresenta menor massa específica por ser composto por agregados leves. É utilizado sempre que for necessária ou desejada a redução de peso estrutural. Geralmente, é aplicado em estruturas pré-fabricadas e estruturas pré-moldadas.

Essa “malha” reduz a porosidade do aditivo para concreto auto adensavel e aumenta a sua resistência mecânica. Seguindo esse raciocínio, teremos uma maior resistência à compressão quanto maior a quantidade de embricamentos, pois obteremos um concreto menos poroso com estrutura mais compacta.

O nome “pesado” se refere à alta densidade dessa variação de concreto, viabilizada por meio do uso de agregados especiais .

A utilização desses agregados é justificada para aumentar a resistência mecânica do concreto, bem como para propiciar boa durabilidade. Compre o melhor aditivo acelerador de pega para concreto aqui. A resistência e durabilidade dependem da proporção entre os materiais que o constituem.

No ano de 1888 foi instalada a primeira fábrica de cimento no Brasil, qual operou até 1904. Na década de 1970, a mistura do concreto passou a ser mais bem controlada com a introdução do concreto usinado.

Já na década de 1980 ocorreu a introdução do concreto reforçado com fibras e dos concretos de alta resistência por meio do acréscimo de aditivos. A característica principal desse tipo de concreto é a sua alta densidade, obtida com a utilização de agregados especiais, como a hematita, a magnetita e a barita.

Isso faz com que tal tipo de mistura ganhe maior resistência mecânica, durabilidade e proteção contra radiações. O aditivo para argamassa de Alto Desempenho é utilizado em obras que demandam elevada resistência e durabilidade.

Ele se usa de aditivos especiais para diminuis os índices e porosidade e permeabilidade. Assim, as estruturas se tornam mais resistentes a ação de cloretos, sulfatos, gás carbônico e maresia.

Como Funciona

A mistura entre os materiais constituintes é chamada de dosagem ou traço, na qual o cimento é o elemento fundamental de ligação entre os agregados. Essa cola é o elemento mais fraco da composição, portanto é ela que determina a resistência final do concreto.

Enquanto o cimento é um material de construção “independente”, o concreto não pode ser feito sem o cimento. Ele é o resultado da mistura de cimento, agregado miúdo , agregado graúdo e água.

Vantagens

Conheça o melhor aditivo paver concreto. Dentre os pontos negativos do concreto estrutural leve pode-se destacar a porosidade dos agregados que resulta em maior consumo de água e, consequentemente, diminuição da resistência e misturas de alta fluidez trazendo grande risco de segregação.

O cimento, ao entrar em contato com a água, reage quimicamente, passando por um processo de hidratação. Durante a hidratação, cada grão do cimento desdobra-se em inúmeras partículas, formando um sólido poroso denominado gel de silicato de cálcio hidratado.

Como resultado dessa reação, o volume dos sólidos cresce dentro dos limites da pasta, produzindo embricamentos. Para a formação desses embricamentos, parte da água utilizada na mistura é utilizada.

Saiba mais sobre reboco aqui.