A MP do Bom Condutor estabelece vantagens para quem não cometeu infração sujeita a pontuação nos últimos 12 meses. Motoristas com 70 anos ou mais não têm direito à renovação automática. Já quem tem a partir de 50 anos pode utilizar o benefício uma única vez, no vencimento da CNH. Nesse modelo, o candidato inicia a prova com zero ponto e, a cada erro cometido, soma pontos conforme a gravidade da infração. Para entender como a nova portaria do Detran se aplica ao seu caso específico, consulte uma das mais de 100 unidades Super Visão em espalhadas por todo estado de São Paulo.
Resultado positivo pode levar a procedimentos administrativos, inclusive suspensão, então aja com transparência e, se necessário, busque orientação legal ou médica. Renovação e obtenção da CNH continuam exigindo exames médicos e, para algumas categorias (C, D e E), exame toxicológico. As regras de prazos e quem precisa fazer quais testes foram atualizadas e podem impactar empregadores e clínicas credenciadas. Entre as mudanças mais importantes está o fim da obrigatoriedade de fazer aulas em autoescolas, etapa que, até então, era padrão no processo de formação de motoristas. Mas há outras novas regras, que têm sido implementadas aos poucos pelos departamentos de trânsito estaduais. A validade da CNH segue as regras estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro, mesmo para quem obtém a renovação automática.
A principal novidade é a renovação automática da CNH para motoristas que não tenham infrações ou pontos registrados no ano da renovação. Nestes casos, não será mais obrigatório realizar exames médicos a cada ciclo — a exigência ocorrerá apenas quando o condutor mudar de faixa etária. As trocas acontecem aos 50 anos, aos 60 e anualmente a partir dos 70. O governo federal oficializou nesta terça-feira um amplo pacote de mudanças para a obtenção e renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A exigência de carga horária dos cursos teóricos e práticos caiu, assim como os preços de exames de aptidão física e mental e a avaliação psicológica. A renovação automática representa um alívio financeiro direto para os motoristas brasileiros.
Por isso, ainda não há uma data definida de vigência — esse prazo dependerá da aprovação final e do cronograma da regulamentação pelo Contran. O projeto ainda não é lei e está em tramitação na Câmara dos Deputados, tendo passado por comissões como a de Viação e Transportes e aguardando análise na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se aprovado, seguirá para o Senado e depois para sanção presidencial. ABTLP – Associação Brasileira de Transporte e Logística de Produtos Perigosos – foi concebida em defesa dos transportadores de cargas e operadores logísticos que atuam no segmento de transporte de Produtos Perigosos (PP).
Nordeste lidera recebimento do Bolsa Família em fevereiro 2026: Quase 9 milhões de famílias contempladas
Foram mais de 3,5 milhões de testes realizados nas rodovias federais de todo o país, que resultaram em 51 mil infrações e 3.643 pessoas detidas por embriaguez. Durante todo o ano passado, a PRF fiscalizou mais de 4,6 milhões de veículos e 5,4 milhões de pessoas. Esse trabalho contínuo mostrou que o excesso de velocidade segue como a infração mais cometida nas BRs. Em 2025, foram mais de 7,1 milhões de flagrantes de motoristas transitando com velocidade incompatível. As ultrapassagens em faixa contínua, responsável por graves colisões frontais, também figuram entre as principais irregularidades. No total, mais 195 mil motoristas realizaram esta manobra de forma perigosa.
- O BYD Dolphin GS é equipado com um motor elétrico no eixo dianteiro que entrega 95 cv de potência e 18,4 kgfm de torque.
- Essa situação de desequilíbrio começa a melhorar este ano, porém com índice de conteúdo local extremamente baixo.
- O governo federal deve publicar nos próximos dias, no Diário Oficial da União, as novas regras da Carteira Nacional de Habilitação.
- A estimativa do Ministério dos Transportes é que as flexibilizações diminuam o custo para ter a CNH em até 80%.
- Os condutores beneficiados também passam a receber o selo de Bom Condutor, visível no aplicativo como forma de reconhecimento do comportamento responsável no trânsito.
CNH do Brasil: como solicitar a primeira habilitação pelo aplicativo
Para começo de conversa, o BYD Dolphin tem um ótimo custo por quilômetro rodado. A bateria é de 44,9 kWh, o que, segundo o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), garante 291 km de autonomia. O Carnaval desperta animação, festas e tradições em todo o Brasil, mas para muitos trabalhadores a principal dúvida é sobre… O Carnaval é sinônimo de alegria, blocos lotados e muita diversão pelas ruas das cidades brasileiras. Desde 2020, circulam alerta sobre um suposto rastreamento automático e tributação imediata de transferências via Pix, inclusive de quantias baixas….
Essas iniciativas do governo federal, centralizadas no programa “CNH do Brasil”, buscam diminuir as taxas cobradas pelos Detrans e os valores dos pacotes oferecidos pelas autoescolas, tornando o documento mais acessível para a população. Segundo o governo, todo o pacote deve reduzir em até 80% o custo para tirar a primeira habilitação, que atualmente pode chegar a R$ 5 mil dependendo do estado. Serviços como a Carteira Facilitada ajudam a organizar documentos e marcar exames, evitando erros comuns — por exemplo, levar o laudo errado ao Detran ou perder o prazo. Acione defesa administrativa se houver erro no auto, identificação incorreta do veículo ou provas que mostrem que você não cometeu a falta. Em infrações menores, às vezes compensa pagar e corrigir o comportamento; em casos graves, recorra e busque apoio técnico.
Todo o procedimento ocorre por meio do sistema da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Após a aprovação no exame teórico, o curso prático pode ser iniciado. O candidato deve consultar o Detran de seu estado para verificar as opções disponíveis, como autoescolas ou instrutores credenciados.
A prova contém 30 questões de múltipla escolha, e é necessário acertar ao menos 20 para ser aprovado. Após a disponibilização do site para comprar desenvolvido pelo detran, você deverá pagar antes, a previsão é que esse site, fique disponível para o público em geral a partir de abril de 2026. A vistoria veicular é um procedimento técnico obrigatório que milhares de pessoas realizam todos os meses em todo o estado de São Paulo, mas em 1º de fevereiro de 2026, as regras começam a mudaram significativamente. Investir em cursos de direção defensiva e atualizações sobre o código de trânsito é uma ótima estratégia. Tal ação não apenas facilita a renovação como também contribui para um trânsito mais seguro.
Além da renovação automática, a medida também modernizou a forma de emissão da carteira de motorista. A impressão do documento passou a ser opcional, permitindo que o condutor escolha pelo modelo digital, solicite somente a versão impressa ou mantenha as duas modalidades. A mudança elimina o custo da impressão, que pode chegar a R$ 100, a depender do estado. A flexibilização das exigências ocorre em um contexto no qual o Brasil ainda enfrenta índices elevados de sinistros de trânsito. Ou seja, especialmente envolvendo veículos de carga e transporte coletivo. Para críticos do novo modelo, permitir aprovação mesmo diante de falhas graves pode fragilizar o processo de avaliação.
A estimativa do Ministério dos Transportes é que as flexibilizações diminuam o custo para ter a CNH em até 80%. — Eu já pensei em fazer autoescola em diversos momentos, mas por falta de dinheiro e de tempo, fui me enrolando. Quando passar o carnaval, vou baixar o aplicativo CNH do Brasil para começar as aulas teóricas — afirma. Suve médio-grande Chevrolet continua vindo do México e por isenção de imposto de importação oferece preço competitivo para seu porte.
O documento renovado mantém os mesmos prazos de validade conforme a idade do condutor. Apesar do avanço da regulamentação, algumas definições ainda não estão claras. O Congresso derrubou o veto presidencial que retirava a obrigatoriedade do exame toxicológico na renovação da CNH.
As mudanças impactam quem deseja tirar a primeira CNH, especialmente nas categorias A (moto) e B (carro), e ampliam o acesso à chamada “CNH Social”, que pode beneficiar pessoas de baixa renda com gratuidade total do processo. Troca de permissão para dirigir habilitação facilitada – A atualização será automática para aqueles que cumprirem os 12 meses de permissão com sucesso, sem terem cometido infrações de trânsito graves ou gravíssimas e sem reincidência em infrações médias. Só poderão usufruir do benefícios os motoristas que tenham perfil médico compatível e não tenham pendências junto aos órgão de trânsito. Quem não teve a carteira atualizada automaticamente deverá pagar o Duda e realizar o exame médico. A renovação automática não se aplica a todos os condutores brasileiros.
.jpeg)