Há relatos também de espinhas, dor de cabeça, insônia e até agressividade e taquicardia entre usuários dessas substâncias. Como se não bastasse, suplementos com proteína isolada contribuiriam para manifestações alérgicas. “Faltam pesquisas específicas sobre os efeitos colaterais desses produtos”, diz a nutricionista Luciana Rossi, do Centro Integrado de Saúde da Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo. “Há muita divergência de informações entre rótulos de produtos semelhantes, promessas de benefícios sem comprovação científica, itens com problemas de qualidade”, enumera Rodrigo Vargas, especialista da Gerência Geral de Alimentos da Anvisa. Os riscos disso vão desde alterações hormonais e sexuais até cardiopatia e câncer“, alerta a médica Flavia Meyer, que é doutora em nutrição e exercício físico infantil.
Gestantes, por sua vez, precisam dos suplementos de ácido fólico para o bebê se desenvolver perfeitamente. Pessoas que realizaram cirurgia bariátrica também são candidatas a recorrer a uma série de cápsulas. Inclusive porque, se doses terapêuticas forem necessárias, deverão ser prescritas por ele”, ensina Carla Cristina, da UFG. Naquele mês, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou uma série de regras inéditas para os suplementos alimentares. “Isso vai ajudar na organização do setor, facilitar a comunicação sobre as propriedades dos produtos e trazer mais segurança aos consumidores”, relata a engenheira de alimentos Tatiana Pires, presidente da Abiad.
Quem se entope do mineral apresenta maior probabilidade de sofrer com pedras nos rins. A lactose, açúcar do leite, até ajuda na absorção do cálcio pelo intestino. De duas a três porções da bebida e seus derivados por dia resolvem o assunto.
A B12, conhecida também como cobalamina, está envolvida em uma série de funções do nosso organismo. Uma pesquisa realizada em Fortaleza com 85 frequentadores de academia de 18 a 58 anos mostrou que gente abaixo dos 30 é a que mais recorre a suplementos. Mas o que deixa mesmo os especialistas de cabelo em pé é o uso dessas substâncias por conta própria – sendo que, em geral, elas são indicadas a atletas. Os suplementos mais comuns normalmente contém vitamina B12 na forma de cianocobalamina. Esse é um composto mais estável, o que torna mais fácil mantê-lo a longo prazo. Porém, como mencionado anteriormente, ele também apresenta maiores riscos de efeitos colaterais.
Suplementos proteicos, por exemplo, são comuns em comunidades halterofilistas, pois são vistos como uma forma de aumentar a massa muscular mais rapidamente. Por isso, uma dieta vegana deve ser acompanhada de alguma forma de complementação da ingestão dessa vitamina, para evitar a ocorrência de efeitos adversos potencialmente graves resultantes da deficiência da mesma. Para quem é adepto de pré-treinos ou termogênicos, o professor da Estácio faz um alerta.
Pesquisas mostram que o brasileiro ingere, em média, 500 miligramas do mineral – o recomendado, para um adulto, é o dobro disso. É motivo para consumir mais laticínios“, defende a endocrinologista Marise, da Abrasso. Dos suplementos voltados à beleza, esse é o queridinho – vale dizer que se trata de uma proteína. Em estudo da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da USP, o sachê com colágeno hidrolisado (isto é, quebrado) melhorou pra valer a pele das voluntárias em três meses – elas tinham entre 45 e 60 anos. A tarefa primordial da substância, obtida sobretudo através da exposição solar, é auxiliar na absorção do cálcio, fortalecendo os ossos – mas estudos têm desvendado outros ganhos. Fato é que, para ela exercer suas funções, a concentração no sangue não pode estar abaixo de 20 nanogramas por mililitro (ng/ml) no sangue.
Qual suplemento tomar e como inseri-lo na rotina
Para ambos os grupos, há riscos para a saúde quando estão presentes em excesso no organismo. No entanto, caso o quadro não esteja relacionado à carência da Vitamina E, ela acabará em excesso no organismo, podendo resultar em alterações na coagulação sanguínea, dores de cabeça e problemas gastrointestinais. Em geral, uma alimentação equilibrada e rica, juntamente com um sistema digestivo eficiente, já são mais do que suficientes para garantir que seu corpo receba todas a s vitaminas e mineiras que precisa.
Além disso, os especialistas também recomendam a suplementação de vitaminas e minerais para pacientes portadores de algumas condições de saúde, como diabetes, osteopenia (perda gradual da massa óssea) ou osteoporose. Pacientes oncológicos e imunodeprimidos também podem se beneficiar da suplementação. Para facilitar a inclusão do hábito, principalmente daqueles suplementos que precisam ser utilizados diariamente, aproxime o produto do ambiente no qual você estará para fazer o consumo. Deixe o produto em algum local na sua casa que seja de fácil acesso e visível ao acordar ou antes de dormir. Coloque na mochila na qual você carrega seus acessórios de esporte e tome logo após o treino.
Uma das explicações levantadas é de que o excesso de betacaroteno ativaria substâncias carcinogênicas presentes no cigarro. Para ter ideia, 189 alegações de benefícios foram aprovadas para constar nas embalagens Melhores Creatinas – mas, para isso, o suplemento deverá atender a certos critérios. Só que não é qualquer quantidade que gera um ganho”, exemplifica Tatiana. Os fabricantes terão até cinco anos para se ajustarem às novas normas.
Suplementos vitamínicos podem ser perigosos para a saúde: entenda
“Percebo nas consultas que é muito grande a demanda por esse tipo de produto. O adolescente é invariavelmente vaidoso e quer ficar forte logo”, observa a pediatra Mônica Moretzsohn, do Departamento Científico de Nutrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). A cianocobalamina é contraindicada para pessoas que apresentem deficiência crônica de potássio, anemia por deficiência de ferro ou ácido fólico, gota (artrite inflamatória), neuropatia ótica de Leber e policitemia vera. Embora a adoção de uma dieta vegana seja umas das possíveis causas dessa deficiência, ela não é a única, nem a mais comum.
Portanto, a ingestão de quantidades adequadas da vitamina através do suplemento pode contribuir para a saúde de forma indireta também. Como mencionado anteriormente, a deficiência de vitamina B12 afeta a produção das células vermelhas do sangue, a manutenção das células nervosas e a replicação do DNA presente nas células do corpo. Ela foi um dos primeiros suplementos de vitamina B12 a serem desenvolvidos, e ainda é bastante usada. Porém, seu uso atualmente é menos recomendado em comparação à hidroxocobalamina, visto que apresenta maior chance de causar efeitos colaterais e apresenta mais contraindicações.
Endometriose – O que é? Causas, Sintomas e Tratamentos
Deve-se, porém, se atentar à presença de outros componentes da fórmula do suplemento. Esses componentes são adicionados, por exemplo, para preservá-lo por mais tempo, facilitar sua diluição, mantê-lo na forma sólida ou líquida, entre outros. O suplemento é, portanto, contraindicado caso apresente alergia a algum dos componentes presentes. A característica mais notável dessa substância é que se trata da única vitamina cuja origem é predominantemente animal. Embora a vitamina também seja produzida por diversos tipos de plantas, a variação produzida por elas geralmente não é metabolizada pelo corpo humano. O médico endocrinologista e docente do Idomed, Rogério Couras, explica que, tanto a reposição quanto a suplementação, devem ter supervisão para evitar má reposição ou intoxicação.
Uma última dica, se você for tomar suplementos, mesmo depois de todas essas informações, cuide com a procedência dos suplementos. Eles estão disponíveis para compra em qualquer lugar, e são fáceis de encontrar, por isso, muitos produtos falsos são postos junto com os de boa procedência e prometem fazer o mesmo efeito, com um menor custo. Por outro lado, essa cultura antissuplementos nutricionais está desaparecendo. De maneira expressiva, o número de marcas e produtos vêm aumentando e novos ingredientes são pesquisados e incluídos a cada ano.