Os exercícios físicos também são responsáveis por liberar dopamina e serotonina no organismo, dois elementos conhecidos por proporcionar a sensação de prazer e felicidade aos indivíduos. Como se sabe, todo ser humano acabará passando pelo processo de envelhecimento — uma transformação progressiva e que não conseguimos controlar. O ideal é que o cidadão invista em um envelhecimento com qualidade de vida, sempre mantendo em equilíbrio o lado biológico com o psicológico. Além de ser extremamente recomendada para os indivíduos que estão no mercado de trabalho, a atividade física é uma prática quase que obrigatória para quem faz parte da terceira idade.
“A dança oferece benefícios que podem ainda ser maiores nessa faixa etária, pois essa modalidade se encaixa perfeitamente às necessidades e condições dessa idade. É preciso melhorar a qualidade de vida, e nada melhor do que atividades físicas que trabalham o corpo e a alma”, destaca Priscila. Os governos devem considerar a atividade física como questão fundamental de saúde pública. As empresas, por sua vez, precisam contribuir para a redução da incidência do sedentarismo e a massificação da prática orientada de exercícios físicos, principalmente por meio dos serviços de saúde ocupacional.
Este exercício é ótimo para quem quer queimar caloria, pois pode queimar até 600 calorias por hora! Além disso, praticar o exercício na areia é uma maneira saudável de melhorar o sistema cardiovascular sem gerar muito impacto para os joelhos. É um tipo de exercício físico que exige bastante do corpo e engloba grandes grupos de músculos, sendo perceptível a evolução do corpo do aluno ao longo do tempo. A natação é uma das modalidades mais queridinhas e procuradas pelas pessoas. Ela é ideal para quem tem asma ou problemas respiratórios, pois exige um grande trabalho dos pulmões. Atua na profilaxia de doenças melhorando os fatores de risco para o desenvolvimento de diversas patologias.
Exercícios para o peito: 7 opções para treinar em casa
Um estudo constatou que seis semanas de exercícios físicos regulares reduziram a sensação de fadiga em 36 pessoas saudáveis que relataram fadiga persistente. Engloba todos os movimentos do dia a dia, incluindo durante o tempo perder peso de lazer, transporte para ir e voltar de lugares ou no trabalho. Adicionar uma intensidade moderada e vigorosa ajuda a tratar problemas de saúde e contribui para a prevenção de doenças de quem tiver realizado exercícios.
Um bom exemplo de exercício de resistência muscular localizada é o abdominal, que desenvolve essa resistência na região da barriga. A orientação do educador físico é muito importante para trabalhar esses diferentes grupos musculares. Uma das opções mais versáteis, pois permite treinos nos locais mais variados, seja em clubes, parques, ruas ou mesmo a boa e velha esteira de academia.
Conheça 18 alternativas para quem não gosta de treinos de musculação
Já para a faixa etária entre 18 e 64 anos, a OMS recomenda 150 minutos de prática física moderada ou 75 minutos de atividades intensas. Exercícios relacionados ao fortalecimento de músculos, articulações e manutenção de condicionamento físico também são indicados. Diferentes associações de saúde no mundo recomendam a prática regular de atividades físicas para a prevenção e reabilitação de doenças cardiovasculares, além de outras complicações crônicas. Algumas dessas vantagens foram definitivamente estabelecidas e podem ser obtidas por qualquer pessoa que se exercite de forma apropriada e queira melhorar sua capacidade aeróbica.
A atividade física pode ser realizada no tempo livre, no deslocamento, no trabalho ou estudo e nas atividades diárias ou domésticas. Ao praticar exercícios físicos, todos os problemas mencionados acima são prevenidos ou retardados, especialmente o Alzheimer. Além disso, faça o possível para se dedicar inteiramente às atividades físicas.
Os músculos que utilizam o oxigênio para produzir energia adquirem tônus e podem queimar mais combustível, especialmente gordura. A vigilância à saúde, modelo de atuação fundamental no campo da saúde ocupacional, deverá seguir a lógica das decisões baseadas em evidências. O dicionário define “estresse”, em termos humanos, como sofrimento, adversidade, aflição. A palavra inglesa “stress” é simplesmente uma forma encurtada de “distress”, que significa aflição, angústia, sofrimento. Os cientistas têm dificuldade em definir estresse, pois se trata de um fenômeno subjetivo e que difere para cada indivíduo.
Técnica de execução de exercícios: como treinar do jeito certo?
O ponto forte da corrida é o aprimoramento do condicionamento físico, mas não é recomendada para quem possui restrições ortopédicas e posturais, principalmente no que se refere a joelhos, tornozelos e coluna. Muito popular por ser uma atividade em grupo, exercícios aeróbicos exigem um certo grau de coordenação e são indicados para quem busca entrar em forma com aquela dose extra de motivação. É importante lembrar que essa opção costuma ter um alto impacto em articulações, como tornozelo, joelhos, quadril e coluna.